Home > Notícias

Direitos: Prefeitura realiza 9ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

 

O primeiro dia da 9ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente foi realizado nesta quarta-feira, 22 de abril, na Faculdade Anhanguera, e contou com a presença do poder público, sociedade civil, além de crianças e adolescentes. As conferências acontecem a cada dois anos e têm como metas principais o debate de ideias, a exposição e a avaliação das políticas existentes e a definição de novos parâmetros.

Pensando na garantia da implementação da política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, o tema central deste ano é: “A Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Paulo Hadich; vice-prefeito, Antonio Carlos Lima; pela presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) Ana Maria Sampaio; pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Paula Bocaiúva Forster; vereador Wilson Cerqueira e a representante das crianças e dos adolescentes, Naira Pereira Alves.

Hadich parabenizou os jovens pela participação e ressaltou a importância do envolvimento de toda a sociedade a favor das políticas públicas voltadas para as crianças e para os adolescentes.”A conferência é importante para que sejam discutidas as demandas da área contando com a participação de todos. Estamos vivendo em uma sociedade muito individualista e precisamos lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Essa mudança começa em eventos como esse”, disse. Lima comentou que é importante fortalecer os conselhos para implementar políticas públicas voltadas para os mais jovens. “Precisamos discutir temas importantes como a redução da maioridade penal, por exemplo”, disse.

Ana Maria Sampaio também reforçou a importância da presença dos adolescentes. “Se existem políticas públicas, a sociedade civil e todos os principais envolvidos têm que avaliar e conferir, esse é o trabalho de hoje”. A presidente do Ceprosom também citou que a autarquia está, mais uma vez, entre os finalistas do Prêmio Nacional de Boas Práticas do Congemas (Colegiado Nacinal de Gestores Municipais de Assistência Social). O Ceprosom já recebeu esse prêmio em 2014.

Wilson Cerqueira frisou que a conferência é sinal de que políticas públicas estão acontecendo. “Ver essa conferência tão cheia é um ótimo sinal. São vários os temas que precisam ser discutidos”.

“Começamos as pré-conferências dentro dos territórios e conseguimos mobilizar grande parte da população. Estamos dando voz e vez para nossas crianças e adolescentes. Sabemos que teremos muitos desafios, mas estamos aqui para erradicar cada um deles oportunizando habilidades para as crianças poderem escolher o seu futuro”, afirmou Paula Forster. Segundo ela, a conferência traz um novo direcionamento para as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

A representante da criança e do adolescente afirmou que é uma honra participar da conferência. “A primeira vez que participei de uma conferência foi com o Campl (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira) e foi uma das melhores experiências da minha vida. Aqui pude saber o que era o Estatuto da Criança e do Adolescente e o que fazia o Cmdca. Precisamos disseminar nossos direitos e lutar pela geração que está por vir”.

Durante o evento, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentações culturais e palestras ministradas pelo conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e diretor do Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) Interlagos, Djalma Costa, e pela assistente social e doutora em serviço social, Fabiana Aparecida de Carvalho. A conferência segue na quinta-feira, 23 de abril, com a aprovação das propostas e eleição dos delegados, além de uma apresentação especial do Aldeia Movimento Pró Cultura.

 

 

 

 

Elisa Grego – Jornalista

Foto: Adilson Silveira

Veja as Fotos

Voltar
Todos os direitos reservados
© Copyright 2023 | CMDCA