CMDCA realiza pré-conferência municipal com jovens da Fundação Casa
Mais de 50 pessoas participaram da pré-conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizada na sexta-feira, 10 de abril. Sediado na Fundação Casa, o encontro reuniu, além de adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação, funcionários da fundação, representantes de entidades, sociedade civil e poder público.
A assessora da Proteção Social Especial do Ceprosom, Paula Furlan, falou sobre a importância da participação dos adolescentes. “Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação muitas vezes ficam fora destes momentos de construção coletiva e de controle social. A Fundação Casa, através da articulação do CMDCA, abriu esta porta para que os adolescentes pudessem participar e contribuir com propostas e decisões que irão impactar diretamente na vida de cada um”, concluiu. Paula ainda afirmou que a tarde foi de muito aprendizado e troca de experiências. “Mediante as políticas públicas de acesso que o Estado deve ofertar, os adolescentes tem muito a contribuir pensando em um novo projeto de vida após a medida de internação”.
O tema debatido foi, “A Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Assunto que vinha sendo trabalhado com os adolescentes durante a semana através da equipe pedagógica da Fundação Casa. Para discutir os temas, os participantes se dividiram em cinco grupos onde definiram três propostas que serão debatidas nos dias 22 e 23 de abril na Conferência Municipal.
Divididas por região, as pré-conferências estão sendo realizadas pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelo Naf (Núcleo de Atendimento à Família). O objetivo é abordar ideias que serão discutidas na conferência e definir os delegados que terão direito a voto neste dia. Serão eleitos, por região, 15 adultos e 15 adolescentes.
Elisa Grego – Jornalista
Foto: divulgação
Voltar