Home > Notícias

PROJETO DIALOGANDO COM AS FAMÍLIAS: "IDENTIDADE E PERTENCIMENTO"

CONHEÇAM UM DOS PROJETOS APROVADOS E FINANCIADOS NO ANO VIGENTE, PELO FMDCA - FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Entidade: Associação Casa da Criança Santa Terezinha

Nome do Projeto: Dialogando com as famílias: “Identidade e Pertencimento”

Breve descrição do Projeto: O presente projeto tem por finalidade trabalhar a convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes e seus respectivos familiares, através da arteterapia, buscando o sentido de suas experiências internas que possam identificá-lo como ser humano, experimentando um novo sentido de identidade e pertencimento.

Através desse exercício, o projeto busca assegurar a responsabilidade do pensamento e das ideias, das ações e dos sentimentos, viabilizando o conhecimento por meios de competências multifacetadas, incluindo uma racionalidade aberta e acolhedora, pois a emergência das emoções e da intuição deve necessariamente estar incluída no processo como um todo.

O projeto será realizado ao longo de 12 meses por meio de ações desenvolvidas por profissionais que atuam junto ao acolhimento, que serão responsáveis pelo planejamento, execução, avaliação e análise de todo o projeto.

As ações a serem realizadas serão: grupos operativos semanais com os familiares onde serão trabalhados temas impactantes de acordo com as questões internas de cada indivíduo, tais como: violência sexual, violência física e psíquica, padrões de convivência, a importância do cuidar, conflitos familiares, comunicação e diálogo. Serão realizadas oficinas de arteterapia utilizando os recursos artísticos trabalhando a historicidade, o observar, refletir, interagir, dialogar e elaborar. Através de passeios culturais em parceria com a rede de serviços socioassistencias, ampliar o espaço de proteção para que o indivíduo possa se sentir pertencente e dessa forma se conhecer como cidadão de direitos. Ampliar o repertório cultural utilizando os espaços do município como uma possibilidade de abstração e lógica de reparação de danos.

Como resultado esperado para este projeto, é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a reparação de danos e da incidência de violação de direitos e prevenir a reincidência dessas violações, através da arteterapia.

 

AS FOTOS SE REFEREM:

Ø  Oficinas semanais utilizando como ferramenta a arteterapia;

Ø  Passeios e atividades culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja as Fotos

Voltar
Todos os direitos reservados
© Copyright 2023 | CMDCA